Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Unidades Básicas de Saúde de Porto Grande são fiscalizadas pelo CRM-AP

Macapá, 31 de maio de 2019.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) fiscalizou as Unidades Básicas de Saúde Wender Rodrigues de Sousa e Manoel de Souza Pereira, no mês de maio. As Unidades estão localizadas no município de Porto Grande, no Amapá.

Na UBS Wender Rodrigues de Sousa foram constatados a falta de equipamentos mínimos para atendimento de eventuais intercorrência. Faltava desfibrilador externo automático e cânulas orofaríngeas (aparelho é um dispositivo utilizado para o manejo das vias aéreas, o que permite uma melhor oxigenação).

Também foi detectada deficiência de medicamentos para atendimento de parada cardiorrespiratória e anafilaxia. No momento da vistoria não constavam diazepam, fonte de oxigênio com máscara aplicadora e umidificador, oxímetro de pulso e ventilador manual do tipo balão auto inflável com reservatório e máscara.

A realização de pequenos procedimentos e curativos também estava prejudicada pela falta de material. Os profissionais não tinham luvas estéreis, toalhas de papel, sabonete líquido, álcool em gel e outros materiais para assepsia e esterilização dentro das normas sanitárias.

A fiscalização também detectou irregularidades na sala de imunização. O refrigerador de vacinas não tinha termômetro externo específico. A UBS também não dispunha de caixa térmica munida de termômetro externo, para transporte e uso diário de vacinas.

Foi detectado que a Unidade não possui normas de limpeza e desinfecção das áreas classificadas: críticas, não-críticas, semicríticas. O material perfuro cortante estava sendo descartado em caixa inadequada. Outro problema identificado foi a falta de sala de expurgo / esterilização.

A fiscalização identificou ainda: que a Unidade está sem diretor técnico, sem sala para administrativa, laboratórios de análises clínicas e coleta. Além de um espaço adequando para nebulização e reidratação. No total foram identificadas 44 irregularidades e realizada 13 recomendações.

Unidade Básica de Saúde Manoel de Souza

Na Unidade Básica de Saúde Manoel de Souza, na zona rural de Porto Grande-AP, também foi constatada falta de equipamento e medicamentos mínimos para atendimento de intercorrências. No momento que os conselheiros estiveram na UBS faltavam cânulas orofaríngeas (guedel) e desfibrilador externo automático, adrenalina, dexametasona, diazepan, glicose, hidrocortisona, prometazina, solução fisiológica, fonte de oxigênio com máscara aplicadora e umidificador, oxímetro de pulso, gaze, algodão e ataduras de crepe.

O prédio apresentava mofo, umidade, goteiras e infiltrações. O que mais chamou atenção da equipe foi a presença de fezes de morcegos em diferentes partes do prédio. Outros problemas identificados foram: a proximidade do poço com a fossa séptica e a falta de diretor técnico.

A autarquia constatou 78 irregularidades. O CRM-AP encaminhou relatório das fiscalizações para a Secretaria de Saúde do Amapá, aos Ministérios Públicos do Amapá e Federal e Ministério Público do Trabalho.

Material perfuro cortante descartado em caixa inadequada na UBS Wender Rodrigues de Sousa Presença de fezes de morcegos em diferentes partes da UBS Manoel de Souza

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2010 - Site do Conselho Regional de Medicina do Amapá e Conselho Federal de Medicina - Todos os direitos reservados
Av. Feliciano Coelho, n°. 1060 - Trem | CEP: 68901-025 | Macapá-AP | FONE: (96) 3222 3810 (96) 3222 4120
crmap@portalmedico.org.br

FECHAR X