Liminares permitindo inscrição sem Revalida no CRM-AP estiveram entre as discussões no Regional

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) recebeu nessa terça-feira (28/06) o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo e parte da diretoria da autarquia federal. Dr. José Hiran veio acompanhado do 1º vice-presidente, Jeancarlo Cavalcante; da 2ª vice-presidente Rosylane Nascimento das Mercês Rocha; do 2º tesoureiro, Dr. Carlos Magno Dalapicola; da secretária geral, Dra. Dilza Ribeiro e do 1º secretário, Dr. Hideraldo Cabeça.

Presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo.

A situação que permitiu a inscrição provisória nos quadros do CRM-AP, o que contraria a legislação vigente, sem a necessidade de submissão ao exame Revalida vem sendo acompanhada pelo CFM, pois a segurança e a qualidade dos atendimentos dos pacientes estão em primeiro lugar. “O Amapá é um estado pequeno, com poucos recursos tecnológicos, mas possui excelentes médicos. E a qualidade da Medicina precisa ser em todo o país”, ressaltou o presidente do CFM.

Pres. do CRM-AP, Dra. Maria Teresa Renó.

A atuação dos médicos do Amapá durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19 foi elogiada pelo presidente do CFM e pela presidente do CRM-AP, Dra. Maria Teresa Renó. “No começo da pandemia tínhamos poucos leitos no Amapá. A UTI do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima estava interditada pelo CRM-AP pela falta de estrutura. Mas a classe médica, entre os colegas: o conselheiro federal pelo Amapá, Dr. Marco Túlio foram incansáveis diante do desconhecido.

Conselheiro Federal pelo Amapá, Dr. Marco Túlio.

A história do Amapá e das instituições públicas de saúde do estado também foram apresentadas aos conselheiros pelo tesoureiro do CRM-AP, Dr. Renato Borges, bem como, o trabalho desenvolvido em diferentes setores do regional.  O tesoureiro lembrou da fundação do Conselho no Amapá, quando a instituição funcionava em uma sala dentro do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL); das conquistas dos últimos anos e dos projetos para que a casa do médico tenha mais conforto e modernidade para receber os profissionais.

Tesoureiro do CRM-AP, Dr. Renato Borges.

O Presidente do CFM, em sua fala final da plenária, agradeceu a receptividade e ressaltou está muito feliz com a visita ao CRM-AP acompanhado de parte da diretoria do Federal. “Aqui é uma casa cheia de amor e de fidelidade com a Medicina. Contem comigo para honrar a medicina brasileira”, finalizou Dr. José Hiran da Silva Gallo.

Participaram da plenária, além dos conselheiros, o presidente da Associação Médica Brasileira – Regional Amapá, Dr. Mauro Secco.

Pres. da AMB- Regional Amapá, Dr. Mauro Secco.

VISITA AO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Como parte da programação ao Amapá, a diretoria do CFM visitou nesta quarta-feira (29/06) o Hospital Universitário de Macapá – AP. Os conselheiros foram recepcionados pelo médico e superintendente do HU, Dr. Aljerry Rêgo e pelo gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Prof. Dr. José Carlos Tavares.

Visita ao Hospital Universitário de Macapá-AP

Na oportunidade foram apresentados como serão a logística e atuação dos profissionais no Hospital. Onde serão os leitos, ambulatórios e o cronograma até o início dos atendimentos.

A presidente do CRM-AP, Dra. Maria Teresa lembrou que apesar dos atendimentos no Hospital estarem programados para iniciarem em setembro, o HU já surgiu salvando vidas. “Pois foi utilizado durante a pandemia de Covid-19 e vai continuar fazendo diferença. Contem com o CRM-AP”, ressaltou Dra. Maria Teresa.