O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) recomendou à Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (SESA) a implantação de um posto avançado 24 horas da Polícia Militar no Hospital de Emergência (HE), em Macapá – AP e de vigilância (ofício n° 153/2022).

A autarquia requereu também ao Comando Geral da Polícia Militar (ofício n° 154/2022) a instalação do Posto Avançado 24h no HE e também em outras unidades de grande fluxo, como, Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima e Hospital Estadual de Santana.

O Conselho, dado seu papel institucional, vem acompanhando com preocupação os casos de violência contra os profissionais da saúde e pedindo providências por meio de ofícios e reuniões.  A Autarquia entende que assegurar a integridade física e emocional dos profissionais é dever do Estado.

Nesta semana, o Conselho foi informado que a medida pleiteada foi atendida e que o Hospital de Emergência recebeu um posto da PM.  Conforme solicitado, por meio de ofício, CRM-AP deve realizar reuniões institucionais para discutir o quadro de insegurança em outras unidades mantidas pelo Estado, as quais atendem medicina de alta complexidade.