A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seguiu o posicionamento do CFM e anunciou nesta quarta-feira (16) uma diretriz obrigando as farmácias a reterem receitas de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares, que são usados para o emagrecimento. Não por coincidência, o CFM encaminhou nesta quarta-feira um ofício à Anvisa reiterando sua posição institucional em favor da exigência da retenção de receita.
Anexo ao ofício foi enviado o Parecer CFM nº 4/2024 (acesse AQUI), no qual a autarquia argumenta que é necessária a retenção de receita médica para a venda de medicamentos. “O uso desenfreado dessas drogas, além de provocar desabastecimento para os que realmente precisam, provoca riscos já conhecidos e potenciais efeitos colaterais desconhecidos, a curto e a longo prazo”, alertou o CFM no ano passado.
No parecer, o CFM orientou que as sociedades e entidades médicas realizassem campanhas pelo uso racional do medicamento e que o CFM solicitasse à Anvisa uma orientação pela retenção da receita.