Macapá, 11 de outubro de 2016.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) recebeu nessa segunda-feira (10/10) o corregedor do Conselho Federal de Medicina, Dr. José Fernando Maia Vinagre. O conselheiro federal ministrou palestra sobre ‘Processos éticos envolvendo o médico jovem’.

A palestra foi ministrada para os acadêmicos do sexto ano de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e para os residentes. De acordo com o corregedor, é comum que os médicos ao cometerem algum tipo de infração, aleguem desconhecimento das normas éticas. Por isso, Fernando Vinagre escolheu o tema ‘Processos éticos envolvendo o médico jovem’.

A explanação iniciou pela lei de criação dos Conselhos de Medicina e sobre os tipos penas aplicadas em caso de infração ética e os motivos que podem resultar em uma cassação. O conselheiro também ressaltou a importância do prontuário médico. “Apesar das emergências e do grande volume de pacientes, o médico não pode esquecer das anotações no prontuário médico. Documento que vai ser instrumento de defesa em caso de uma denúncia,” enfatizou Vinagre.

Devido ao crescimento do uso das redes sociais, a questão da publicidade médica também esteve entre os destaques da programação. “Em caso de dúvida, o médico pode procurar a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME). Todo CRM possui,” falou.

Ao final da palestra, o conselheiro respondeu as perguntas dos acadêmicos e dos residentes e aconselhou a todos os presentes a terem como livro de cabeceira o Código de Ética Médica. José Fernando Maia Vinagre também participou da plenária com os conselheiros regionais.