Conforme determina a Resolução do CFM 2.152/2016 e 2147/2016, o Conselho Regional de Medicina de Estado do Amapá (CRM-AP) acompanhou a eleição para direção clínica e comissão de ética do Hospital Estadual de Laranjal do Jari-AP para o biênio 2024/ 2025. Assumiu a direção clínica do Hospital Estadual de Laranjal do Jari-AP Dr. Haroldo Chermont Meirelles Júnior (CRM: 1071 – AP) e a vice – direção clínica Dr. José Eráclio de Ó (CRM 530 – AP).

Segundo a Resolução 2147/2016, compete ao Diretor Clínico dirigir e coordenar o Corpo Clínico da instituição, supervisionar a execução das atividades de assistência médica e zelar pelo cumprimento do regimento interno. Entre suas atribuições também estão assegurar condições dignas de trabalho e os meios indispensáveis à prática médica, bem como garantir o pleno e autônomo funcionamento das comissões de ética médica.

Os médicos: Dra. Patrícia Aparecida Porto Picanço (CRM 470 – AP), Dr. Marcelo Coutinho Dias Ferreira (CRM 1326 -AP), Dr. Wagner Gonçalves Oliveira (CRM 1348 – AP) fazem parte da Comissão de Ética da instituição.

As Comissões de Ética funcionam como um “braço do conselho” dentro da instituição de saúde, conforme dispõe o art. 2° do Regulamento das Comissões de Ética. “São órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina”.

A eleição e posse ocorreram no dia 17 de janeiro de 2024.  Acompanharam o processo eleitoral e posse representando o CRM-AP o servidor Adelso Xavier e Marcelo Gama, além da Conselheira do CRM-AP, Dra. Telma Diniz.

Saiba mais sobre as normas, funcionamento, eleição e competência das Comissões de Ética Médica dos estabelecimentos de saúde consultando na íntegra a RESOLUÇÃO CFM Nº 2.152/2016 e 2147/2016, disponível no site do CFM ou do CRM-AP, no campo: buscar normas.