Conforme determina a Resolução do CFM 2.152/2016, o Conselho Regional de Medicina de Estado do Amapá (CRM-AP) acompanhou nessa terça-feira (16/ 08) a eleição para direção clínica e Comissão de Ética do Hospital São Camilo e São Luís, em Macapá – AP.

Votaram no pleito deflagrado 119 médicos. A chapa composta pelos médicos Dr. Luiz Alberto Dourado Nogueira e Mônica Regina Carvalho Macêdo foi eleita com 77 votos para direção clínica.

Foram eleitos para a Comissão de Ética como membros efetivos: Waldomauro Ferreira de Melo, João Carrera Bahia e Daniela Maria Raulino da Silveira.  Os médicos Raimundo Nonato Ribeiro de O. Junior, Miguel Pinheiro Borges Neto, Altamir Nascimento da Silva e Ivna Deise da Silva Amanajás foram eleitos membros suplentes.

Acompanharam o processo eleitoral o representante do CRM-AP Adelso Xavier, o diretor administrativo do Hospital São Camilo e São Luís Alcedir Rigelli e a comissão eleitoral composta pelas médicas Erica Aymoré, Ivani Coelho e Liliane Albuquerque.

Segundo a norma do CFM, todos os estabelecimentos de assistência à saúde e outras pessoas jurídicas que exerçam a Medicina, em todo o território nacional, devem possuir Comissão de Ética Médica, devidamente registrada nos Conselhos Regionais de Medicina, formada por médicos eleitos, integrantes do corpo clínico.

As Comissões de Ética funcionam como um “braço do conselho” dentro da instituição de saúde, conforme dispõe o art. 2° do Regulamento das Comissões de Ética. “São órgãos de apoio aos trabalhos dos Conselhos Regionais de Medicina dentro das instituições de assistência à saúde, possuindo funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina”.

Saiba mais sobre as normas, funcionamento, eleição e competência das Comissões de Ética Médica dos estabelecimentos de saúde consultando na íntegra a RESOLUÇÃO CFM Nº 2.152/2016, disponível no site do CFM ou do CRM-AP, no campo: buscar normas.