Quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conselheiros vão percorrer hospitais para estimular médicos a colaborar na busca dos menores.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) adere à campanha do Conselho Federal de Medicina (CFM) e outros regionais para resgatar as crianças desaparecidas do Brasil. São cerca de 250 mil que estão sumidas. A estimativa é que a cada 15 minutos uma desapareça neste país.

Nesta segunda-feira, dia 25 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional da Criança Desaparecida, conselheiros vão percorrer os hospitais de Macapá e Santana para conversar com os médicos. Estão na lista para receber a visita os Hospitais: da Criança e do Adolescente, São Camilo, Unimed e Santana. Além do Pronto Atendimento Infantil.

A intenção é repassar orientações aos profissionais, principalmente aos pediatras, para que estes ajudem no processo de busca desses menores. A primeira secretária do CRM-AP, Dra. Rosenilda Barros explica que o CFM elaborou uma cartilha com orientações aos médicos e pacientes. O documento será repassado durante a caravana dos conselheiros.

Segundo a cartilha de dicas, durante o atendimento, o médico deve observar como a criança ou adolescente se comporta com o acompanhante. Se demonstra medo, choro ou aparência assustada ou se existem marcas físicas de violência, como cortes, hematomas ou até abusos. Também é importante solicitar a documentação do acompanhante.

Ainda segundo o documento, a criança deve estar acompanhada dos pais, avós, irmão ou parente próximo. Caso contrário, é necessário que o médico pergunte se a pessoa tem autorização por escrito. Outra dica é desconfiar se o acompanhante apresenta informações desencontradas, contraditórias ou se não soube responder pergunta básicas. Diante de uma desconfiança é necessário comunicar às autoridades competentes ou casos suspeitos.

Outras recomendações estão na cartilha (acesse aqui). Há instruções como evitar um desaparecimento e como proceder caso o problema ocorra. Mais informações também podem ser acessadas na página www.criançasdesaparecidas.org