Na tarde desse sábado (28/06), na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá, ocorreu a solenidade de entrega da carteira profissional aos mais novos médicos formados pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). A décima terceira turma do curso de Medicina foi recebida com uma cerimônia, que ressaltou a importância da ética e do compromisso com a vida.
Deram as boas-vindas aos recém-formados e reforçaram a responsabilidade que a profissão exige o presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro de Jesus; o corregedor do CRM-AP, Dr. Edward Foster; a conselheira Dra. Aiannia Marçal Cavalcante e a representante do curso de Medicina da Unifap, professora Dra. Ediane de Andrade Ferreira.
Em seu discurso de boas-vindas, o Dr. Eduardo Monteiro de Jesus expressou os “mais sinceros PARABÉNS” aos novos médicos pela formatura e pelo início oficial de suas carreiras. Ele afirmou que é “com imensa alegria” que o CRM-AP os recebe em sua casa.
O presidente destacou que a cerimônia é “um dos momentos mais emocionantes na jornada como conselheiros” e que a sociedade ganha novos profissionais que, com certeza, farão “uma diferença significativa na vida de milhares de pessoas”.
Dr. Eduardo enfatizou a importância de “obedecer rigorosamente ao Código de Ética Médica” e de demonstrar “respeito incondicional aos colegas de profissão e, principalmente, aos pacientes”. Ele lembrou que os médicos carregam “uma imensa responsabilidade com a sociedade”, que deposita grande confiança neles, e expressou a expectativa de que honrem a carteira profissional e a profissão, que é “um verdadeiro sacerdócio”.
O corregedor do CRM-AP, Dr. Edward Foster abordou temas cruciais para a prática médica, discorrendo sobre a importância da ética profissional, as diretrizes da publicidade médica e os trâmites processuais do Conselho. O Dr. Foster fez questão de parabenizar os pais dos médicos e ressaltou a importância de os recém-formados não esquecerem suas origens. Ele orientou os médicos a serem pontuais ao marcarem um horário com seus pacientes, a conversar e tirar todas as dúvidas, e a valorizar a importância de escrever detalhadamente no prontuário.
Representando o curso de Medicina da Unifap, a professora Ediane de Andrade Ferreira expressou seu orgulho pela conquista dos novos profissionais e a satisfação de ver o trabalho árduo da instituição culminar na formação de mais uma turma de excelência. Ela destacou a jornada de aprendizado e dedicação que os estudantes percorreram, preparando-os para as diversas realidades da saúde no estado.
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi o Juramento de Hipócrates, proferido pelo médico Dr. Willian Gonçalves. Suas palavras ecoaram o compromisso milenar de dedicação à vida, ao bem-estar dos pacientes e à prática da medicina com ética e humanidade, emocionando os presentes e selando o início da jornada profissional dos novos médicos.
A solenidade também foi abrilhantada pela leitura da Oração do Médico, realizada pelo Dr. Danilo Moreira, que trouxe um momento de reflexão e espiritualidade, lembrando a vocação da profissão.

Todas as fotos das entregas das carteiras estão publicadas nas redes sociais do CRM-AP
A entrega das carteiras profissionais simboliza mais do que um documento; representa a licença para cuidar, para aliviar o sofrimento e para contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável. A chegada da 13ª turma de Medicina da Unifap ao mercado de trabalho é uma notícia promissora para o Amapá, fortalecendo o corpo médico local e reforçando o compromisso com a saúde pública no estado.