Fiscalização identificou falta de equipamento de proteção individual Macapá, 22 de fevereiro de 2019

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) realizou fiscalização no Hospital Estadual de Laranjal do Jari, distante aproximadamente 272 quilômetros de Macapá. A vistoria, realizada no dia primeiro de fevereiro, percorreu a sala de procedimentos, centro cirúrgico, farmácia, sala de imunização e repouso médico. Nestes espaços foram constatadas 76 irregularidades e 13 recomendações.

Segundo o relatório, os extintores estavam com prazo de manutenção vencido. Na sala de procedimentos, o carro de emergência estava inoperante. A máquina estava sem desfibrilador, monitor e oxímetro de pulso. O kit de reanimação continha medicação vencida. O que pode comprometer o atendimento, em um caso de emergência.

No centro cirúrgico foi observada a presença de equipamentos desnecessários, como cadeira de madeira. O foco cirúrgico apresentava pouca iluminação e o bisturi elétrico estava inoperante.

A temperatura da geladeira da sala de imunização apresentava variação, o que pode comprometer a eficácia das vacinas. A vistoria também constatou falta de seringas, agulhas e equipo para aplicação endovenosa. Falta de privacidade no consultório ginecológico e de equipamento de proteção individual (EPIS) na sala de procedimentos também estão entre os problemas destacados no relatório.

Foi relatado à equipe de fiscalização do CRM-AP, dificuldades de remoção do paciente de Laranjal do Jari para Macapá por falta de UTI aérea. A inspeção constatou ainda falta de alvará da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. E ausência de inscrição do certificado de regularidade de inscrição de pessoa jurídica no CRM-AP.

O relatório será enviado para Secretaria de Saúde do Estado do Amapá, Ministério Público Estadual e Federal, Ministério Público do Trabalho e Conselho Federal de Medicina (CFM).

Carro de emergência estava inoperante