“Em nome de todos os conselheiros: Parabéns! Estamos muito felizes em recebê-los no Conselho Regional de Medicina do Amapá, nesta cerimônia que simboliza um dos momentos mais emocionantes da trajetória dos doutores e doutoras, aqui presentes. Estamos muito felizes, pois a sociedade ganha mais 30 novos médicos, que vão fazer diferença na vida de milhares de pessoas”, disse o presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro de Jesus durante a abertura da solenidade de entrega das carteiras profissionais aos novos médicos formados pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

A solenidade ocorreu nessa terça-feira (19/12). Além do presidente do Conselho, participaram da cerimônia o coordenador do curso de Medicina da Unifap, Dr. Achiles Campos; o corregedor do CRM-AP, Dr. Edward Foster; a secretária do CRM-AP, Dra. Maracy Andrade e o tesoureiro do CRM-AP, Dr. Renato Borges. A médica Dra. Natalia de Santana Vaz Guerreiro, que recebeu o nome da X turma de Medicina da Unifap também esteve presente.

Durante a cerimônia o médico Dr. Alexandre Valente realizou a leitura do juramento de Hipócrates.

Código de Ética MédicaJuntamente com as carteiras profissionais, os médicos receberam o Código de Ética Médica. A importância dos profissionais seguirem o que dispõe o documento foi enfatizada pelo corregedor da autarquia, Dr. Edward Foster.  “Sempre consultem as normas do CFM e do CRM-AP. Sempre acompanhem os informes das instituições nos sites e pautem a conduta dos senhores com base no Código de Ética Médica”, ressaltou Dr. Edward.

As formas como as denúncias são recebidas no Conselho, como se tornam procedimento ético profissional e os tipos de penalidades aplicadas também foram explicadas. Bem como, as mudanças nas Regras de Publicidade Médica.

A secretária do CRM-AP, Dra. Maracy Andrade destacou a boa relação que deve ser construída entre médico e paciente.  “É preciso compaixão e empatia para com os pacientes e para com o colega de profissão”, disse a secretária do CRM-AP.

O tesoureiro do CRM-AP, Dr. Renato Borges e o coordenador do curso de Medicina da Unifap, Dr. Achiles Campos desejaram sucesso na nova jornada e se disponibilizaram a orientar aos novos colegas no que for preciso.

A importância de manter a rotina de estudos foi destacada pelos conselheiros. “Completo 48 anos de formado pela UFPA e permaneço me reciclando. Realizem residência, aqui ou fora do estado e voltem para o Amapá para garantir assistência a nossa população. Atualmente o CRM-AP tem 1334 médicos ativos. Sucesso!”, desejou Dr. Eduardo Monteiro.