O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) fiscalizou o Hospital da Criança e do Adolescente. A fiscalização se concentrou na farmácia, no laboratório e na UTI do Hospital. A vistoria foi realizada nessa sexta-feira (06/03).
No laboratório a equipe constatou a falta de exames, desde hemograma a gasometria (exame que verifica o ph do sangue e aferição dos gases como oxigênio e dióxido de carbono).Segundo relatos de funcionários e familiares, o serviço de laboratório de análises clínicas está comprometido há quase dois meses.
Também foi denunciada a falta constante de materiais (insumos e correlatos). Pacientes ficam até mais de seis dias com o mesmo equipo (tubo estéril) na bomba de infusão.
A UTI apresentava problemas que deixaram a equipe de fiscalização muito preocupada. O local dispõe de 10 leitos, mas dois (leitos 6 e 7) estão sem uso, por problemas na rede de gases. O berço hospitalar com ajuste de posição, grades laterais e rodízios, por exemplo, não estavam funcionando, colocando a criança em risco de queda deste.
No momento da vistoria faltava ressuscitador manual do tipo balão auto inflável com reservatório e máscara facial com reserva operacional, estetoscópio, conjunto para nebulização, bomba de infusão contínua e controladora de fluídos com reserva operacional. Também foi constatado carência de materiais que permitam monitorização contínua de múltiplos parâmetros específico para transporte, com bateria. Entre eles: kit / maleta de emergência para acompanhar o transporte de pacientes graves, cilindro transportável de oxigênio e oximetria de pulso.
A fiscalização foi acompanhada por representantes do Ministério Público do Amapá, Vigilância Sanitária e Secretária de Saúde do Amapá. O relatório desta fiscalização será enviado para o Conselho Federal de Medicina, Sesa e para os Ministérios Público Federal e Estadual.
altalt