Denuncia de falta de médico nas Unidades Básicas de Saúde no município de Calçoene motivou a visita do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) no mês de outubro.  De acordo com o documento protocolado na autarquia federal, são aproximadamente dois meses que os serviços de saúde estão enfrentando o problema.

Durante fiscalização ao município, o presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro de Jesus e a vice – corregedora, Dra. Telma Barros Diniz reuniram com a coordenadora do Fundo Municipal de Saúde, Deyseane Brito e com a coordenadora de atenção Básica Érika Santos para discutir o assunto.

Além da reunião, o Conselho fiscalizou a Unidade Básica de Saúde Gilmar Ramos Vieira e a UBS José Ribamar Cavalcante.  No momento da fiscalização foi constada a falta de médicos e informado que a carência de profissionais nos locais é de aproximadamente cinco meses.  O que vem resultando na sobrecarga de pacientes na Unidade Mista do município.

O CRM-AP vai notificar por meio de relatório a Secretaria de Saúde do município para que médicos sejam contratados para Calçoene e comunicar a Promotoria de Defesa da Saúde  e outros órgãos competentes sobre as constatações.