O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP), Dr. Eduardo Monteiro de Jesus fiscalizou a nova UTI 2 do Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE), inaugurada no dia 31 de março.  Foram verificados ambientes de apoio da UTI (posto de enfermagem, farmácia satélite, etc), recursos assistenciais, serviços diagnósticos e terapêuticos e recursos materiais.

Leito de isolamento.

A UTI localizada no térreo da unidade possui 10 novos leitos. Entre esses, um é de isolamento. Cada leito tem aspirador a vácuo e ventilador mecânico.

Máquina de hemodiálise

A unidade possui máquina de hemodiálise, o que possibilita a sessão em três pacientes por dia, já que necessário intervalo de esterilização.

A UTI tem expurgo

Diferente de outras unidades fiscalizadas pelo CRM-AP nos últimos anos, o local tem expurgo (espaço utilizado para descartes de resíduos), além de banheiros adaptados, repouso para equipe de saúde masculino e feminino.

Banheiro adaptado

Foi constatado que a maioria dos itens exigidos em uma UTI Adulto pelo checklist do Conselho Federal de Medicina (CFM) foram seguidos, como kit / carrinho de emergência, foco cirúrgico entre outros.

Foco portátil com lupa.

Observou-se que o local está bem iluminado e cada leito possui uma iluminação noturna, permitindo um ambiente mais suave e confortável aos pacientes durante a noite.

Presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro em conversa com paciente, que elogiou a iluminação noturna.

Destaca-se também que a UTI conta com uma equipe multiprofissional. Para o presidente do CRM-AP, que já realizou inúmeras fiscalizações no HE e trabalha como cardiologista nesse Hospital é uma grande satisfação encontrar o espaço equipado e garantindo uma assistência de qualidade para a população.

O  CRM-AP vai enviar o relatório de fiscalização para o Conselho Federal de Medicina (CFM), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Ministérios Públicos Federal e Estadual, Responsável Técnico do HE e para o Ministério Público do Trabalho.

Repouso para equipe de saúde.