Macapá, 20 de fevereiro de 2020

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) fiscalizou nessa quarta-feira (19/02) a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL). A direção da instituição recebeu o prazo de 15 dias para corrigir as irregularidades urgentes de falta de insumos básicos para atendimento de urgência e emergência e de apoio diagnóstico (exames laboratoriais, que não estão sendo realizados nos pacientes internados na UTI, desde dezembro de 2019) e raio-x, sob pena desse estabelecimento sofrer interdição ética, conforme disposto na Resolução do CFM nº 2.062/13, além de responder ética e legalmente perante o CRM-AP.

No momento da vistoria tinham apenas cinco leitos completos (monitor, ventilador, aspirador, ambu, jogo de macro nebulização, bombas de infusão), e dois leitos incompletos. A unidade não dispunha de eletrodos e as bombas de infusão não eram suficientes.

Constatou-se também a falta de correlatos (luvas, seringas, máscaras), e carência de produtos básicos de higiene. Funcionários e pacientes não estavam recebendo água mineral ou filtrada. Outro problema identificado foi a falta de antibióticos pra dar seguinte ao tratamento dos pacientes internados. O doente inicia com uma medicação e não continua com o tempo mínimo de utilização.

Foi identificado que no local não vem sendo realizado o exame de gasometria (exame que verifica o ph do sangue e aferição dos gases como oxigênio e dióxido de carbono). Sem o raio-x de plantão, alguns exames são realizados apenas no período da noite por falta de funcionário e também de revelação.

O relatório da fiscalização será enviado para os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Secretaria de Saúde do Estado do Amapá, CFM e 4º Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá.