O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) iniciou nesta sexta-feira (23/01) o projeto “Educar e Conscientizar / CRM em Ação”. A proposta tem como objetivo educar e conscientizar a classe médica sobre o Código de Ética Médica e sobre o Código de Processo Ético Profissional.

A assessoria jurídica do CRM-AP começa o trabalho pelo município de Mazagão. De acordo com o advogado Oreste OIiveira, o projeto vai levar aos médicos do interior do Estado palestras sobre os códigos, além de ressaltar as resoluções mais utilizadas no dia a dia dos Conselhos de Medicina. “Após o seminário, serão analisados casos hipotéticos para aplicação do Código de Ética e do Código de Processo Ético Profissional”, explica Oliveira.

O projeto “Educar e Conscientizar / CRM em Ação” deve percorrer todos os municípios do Amapá até o fim deste ano. O presidente do CRM-AP, Dorimar Barbosa ressalta que um dos objetivos do CRM-AP é conscientizar e também difundir a legislação para a classe dentro do que é preconizado pelo Código de Ética Médica. “O médico não pode alegar o desconhecimento das legislações aplicáveis e as implicações legais em detrimento as infrações éticas cometidas”, acrescenta Barbosa.

O Conselho de Medicina é uma autarquia federal e nasceu com a missão de preservar o perfeito desempenho da Medicina, nos limites de sua competência, supervisionar o cumprimento das normas da ética profissional e, ao mesmo tempo julgar e disciplinar a classe médica cabendo-lhe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão dos que a exerçam legalmente.