Cumprindo o calendário de fiscalizações do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP), o presidente da autarquia federal, Dr. Eduardo Monteiro esteve na Unidade Mista de Saúde de Mazagão, em Mazagão-AP, no dia sete de junho. Foram verificadas as instalações, equipamentos, medicações e escalas de plantão.

A Unidade apesar de organizada e limpa, apresenta algumas desconformidades que serão apontadas por meio de relatório. As constatações identificadas seguem um padrão (checklist) estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e são encaminhadas para os Ministérios Públicos Estadual e Federal, Secretaria de Saúde e para a direção da Unidade Mista de Saúde de Mazagão.

A unidade funciona 24 horas e recebe mais de 100 pacientes por dia. Nos períodos mais críticos a demanda chega a 170 pacientes por dia. Os números de consultas chamaram atenção do Conselho.  Na escala de plantão constava apenas um profissional realizando plantão de 12 horas. Além da alta demanda de atendimentos, existe o risco de chegarem mais de dois ou três pacientes graves e ter apenas um médico para atender. Além do mais, o plantonista pode passar mal e prejudicar o atendimento dos pacientes.

No momento da fiscalização a sala de raio- x estava inoperante. Apesar do aparelho não está funcionando, identificou-se a necessidade da sala ser blindada de radiação quando o serviço de imagem for retomado. Constatou -se que o local também estava sem dosímetro (para medir as grandezas radiológicas). Além da falta de raio-x, a unidade também não oferece exames de ultrassom.

A equipe do CRM-AP identificou falta de privacidade nos consultórios e leitos, carência de correlatos, como, oxímetro, aparelho de pressão, laringoscópio (equipamento utilizado no procedimento de intubação), bomba de infusão e medicamentos (drogas vasoativas e antibióticos, por exemplo).

Outras irregularidades como microscópio inoperante, falta de pia na sala de coleta de sangue, entre outras serão ressaltadas por meio das recomendações que serão emitidas pelo CRM-AP.