A classe médica é a maior contribuinte dessa modalidade, segundo dados da Receita Federal.
Em reunião realizada no dia 13 de maio de 2025, no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP), foi apresentada a campanha “Leão Amigo da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa”. O encontro reuniu as promotoras Samile Alcolumbre e Neuza Barbosa; o delegado da Receita Federal, Adelmo Gomes; o presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro; a secretária geral do CRM-AP, Dra. Maracy Andrade; o Coordenador Financeiro do CRM-AP, Claudionor Dias e a coordenadora jurídica do CRM-AP, Dra. Sandra Oliveira.
A Campanha “Leão Amigo da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa” é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Amapá, coordenada pelos Centros de Apoio Operacional da Infância e Juventude, da Ordem Tributária e da Cidadania, em parceria com diversas instituições. O objetivo é sensibilizar a sociedade amapaense sobre a importância de destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo dos Direitos do Idoso (FDI). O aumento do montante de valores arrecadados terá um impacto positivo no fomento das políticas públicas destinadas a este público.
Durante a reunião, o delegado da Receita Federal, Adelmo Gomes, destacou o papel fundamental dos médicos como parceiros na campanha. “Não representa ônus adicional ao contribuinte, mas sim uma forma de direcionar recursos que seriam recolhidos à União para projetos sociais do estado do Amapá”, explicou.
Ao declarar o Imposto de Renda, é possível destinar até 6% do imposto devido para fundos que apoiam causas importantes: 3% para o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e 3% para o Fundo dos Direitos do Idoso (FDI) diretamente na declaração. Esses recursos são fundamentais para financiar programas, projetos e ações que promovem e defendem os direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas, impactando positivamente a vida de quem mais precisa.
Quem pode doar: Pessoas físicas que fazem a declaração pelo modelo completo e pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real (limite de até 1% do IR devido).
A promotora Samile Alcolumbre explicou que a doação é bem simples de realizar. “Precisa fazer a declaração de IR pelo modelo completo. “Durante o preenchimento, selecione a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Escolha o Fundo, Criança e Adolescente e/ou Pessoa Idosa. Selecione a esfera Nacional, Estadual ou Municipal, e se for o caso, o município para o qual pretende destinar a doação. O sistema fará automaticamente o cálculo do valor e gerará o DARF correspondente, que deverá ser pago até o último dia do prazo de envio da declaração. O valor será automaticamente abatido do imposto devido ou acrescido ao valor a restituir”, explicou.
Durante a reunião, o delegado da Receita Federal, Adelmo Gomes, destacou o papel fundamental dos médicos como parceiros na campanha. “A classe médica é a maior contribuinte dessa modalidade, segundo dados da Receita Federal”, informou.
O CRM-AP manifestou seu apoio à iniciativa, reconhecendo o impacto positivo que a destinação de parte do Imposto de Renda pode ter no financiamento de políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e idosos.
Veja a cartilha com mais informações acessando: FOLDER MP