Nessa sexta-feira (01/09) médicos formados pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) receberam a carteira profissional durante solenidade realizada no Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP).  Participaram da cerimônia o presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro de Jesus; o corregedor do CRM-AP, Dr. Edward Foster; a secretária do CRM-AP, Dra. Maracy Andrade; o tesoureiro do CRM-AP, Dr. Renato Borges e o preceptor exemplo da IX turma do curso de Medicina da Unifap, Dr. Adenilson Silva Almeida.

A importância de manter a rotina de estudos foi destacada pelo presidente do Conselho. “Talvez alguns de vocês pensem que a fase de estudos encerrou. É um grande engano.  Este ano completo 48 anos de formado pela UFPA e permaneço me reciclando.  Vocês vão iniciar a vida profissional, mas devem se atualizar todos os anos.  Se especializem e voltem para o Amapá, estado carente de profissionais em diferentes áreas. Parabéns e sucesso”, disse Dr. Eduardo.

A secretária do CRM-AP, Dra. Maracy Andrade explicou o papel do CRM-AP enquanto autarquia federal e enfatizou a boa relação que deve ser construída entre médico e paciente.  “É preciso cuidar e conversar como se cada paciente fosse alguém da família. É necessário compaixão e empatia para com o paciente e para com o colega de profissão”, destacou a secretária do CRM-AP.

Os novos médicos também foram orientados pelo corregedor do CRM-AP, Dr. Edward Foster  quanto ao Código de Ética Médica.  Além das formas como as denúncias são recebidas no Conselho, como se tornam procedimento ético profissional e os tipos de penalidades aplicadas.  “Ressalto a importância dos senhores escreverem no prontuário e estarem atentos as normas do CFM e do CRM-AP. Sempre consultem os informes das instituições nos sites e pautem a conduta dos senhores com base no Código de Ética Médica”, enfatizou o corregedor do CRM-AP.

O preceptor exemplo da IX turma do curso de Medicina da Unifap, Dr. Adenilson Silva Almeida também ressaltou a importância do relacionamento entre médico e paciente, bem como  desejou sucesso aos novos colegas de profissão.

Dra. Jessica Lopes Oliveira

Dra. Elizabete Steyse Rocha Aquino

Durante a cerimônia a médica Dra. Elizabete Steyse Rocha Aquino realizou a leitura do juramento de Hipócrates e a médica Jessica Lopes Oliveira fez a Oração do Médico.

Juntamente com a carteira profissional, os médicos receberam a versão impressa do Código de Ética Médica, mas o documento por der acessado AQUI também.