
Dr. Edward Eyi Foster vai ministrar palestra intitulada “A atuação do profissional médico sem contrariar o Código de Ética Médica
No próximo dia 22 de janeiro de 2026 (quinta-feira), às 19h00, no auditório do Hospital São Camilo e São Luís, o corregedor do Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP), Dr. Edward Eyi Foster vai ministrar palestra intitulada “A atuação do profissional médico sem contrariar o Código de Ética Médica”.
O evento terá como base a Resolução CFM nº 2.217/2018 (atualizada pelas resoluções 2.222/2018 e 2.226/2019). O atual Código, que norteia a classe, reforça que o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, devendo o profissional agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade.
Durante o encontro, o Dr. Edward Eyi Foster abordará pontos críticos que frequentemente geram dúvidas no cotidiano das unidades de saúde, tais como:
– Autonomia Profissional e de Consciência: O direito do médico de recusar-se a realizar atos que contrariem sua consciência, garantindo sua liberdade profissional.
– Relação Médico-Paciente: O dever de obter consentimento esclarecido e o respeito à vontade do paciente ou de seus representantes legais.
– Responsabilidade Pessoal: O reforço de que a responsabilidade médica é sempre pessoal e nunca presumida.
– Uso de Mídias Sociais: As diretrizes éticas para a presença digital do médico, um dos temas atualizados na última revisão do Código.
Como enfatiza o preâmbulo do documento, a fiscalização do cumprimento dessas normas é uma atribuição coletiva que envolve os Conselhos, as comissões de ética e os médicos em geral, visando o prestígio e o bom conceito da profissão.
A palestra faz parte do cronograma desenvolvido pela Corregedoria do CRM-AP, em parceria com a Coordenação Jurídica (COJUR). A proposta é levar orientação para diversas unidades de saúde, contando também com a participação de conselheiras e conselheiros. A primeira palestra ocorreu no dia 15 de janeiro e abordou o papel do Diretor Técnico e Diretor Clínico.
Para o corregedor do CRM-AP, Dr. Edward Foster o conhecimento das normas do CFM é um pilar fundamental para o fortalecimento da assistência médica em todo o Amapá. Além de conselheiro do CRM-AP, Dr. Edward foi suplente do CFM, nos anos de 2004 a 2009.