Com o tema: “Direito que todo médico precisa conhecer”  alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) tiveram palestra com foco na ética e publicidade médica no mês de setembro. A assessora jurídica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP), Dra. Sandra Oliveira focou nas principais alterações sofridas no Código de Ética Médica, com a edição da Resolução CFM 2.217/2018.

Quanto a publicidade médica _ Resolução CFM1974/2011 (alterações Resoluções CFM 2.126/2015 e 2.133/2015), foi ressaltado, que, a referida publicidade, tem por finalidade orientar e informar, não podendo ser feita como uma peça publicitária, voltada para a venda de produto ou serviço.

Segundo a Resolução de Publicidade Médica, o profissional médico não deve realizar publicação nas mídias sociais de autoretrato (selfie), imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal . “Ressaltamos, que é obrigatório nas publicidades médicas, que elas tragam o nome do profissional, número da inscrição no Conselho, especialidade/área de atuação (se estiverem registradas no Conselho)”, evidenciou em forma de alerta a Dra. Sandra Oliveira.

A palestra foi realizada a convite da Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Para a preceptora de Ginecologia e Obstetrícia da Instituição, Dra. Christiane Fonseca Gonçalves, é muito importante essa interação entre CRM-AP e Unifap. Assim os acadêmicos de medicina já ficam cientes dos deveres deles, o que pode e o que não pode, antes deles se formarem. Esperamos que novos encontros ocorram, uma vez que são fundamentais para maior conscientização dos futuros médicos.