Macapá, 02 de outubro de 2018.

Com objetivo de zelar pelo bom desempenho da Medicina ao longo dos dois mandatos, os conselheiros se empenharam em fiscalizar todas as unidades de saúde da capital e do interior do estado. Foram muitos quilômetros percorridos de estrada e em determinadas situações de barco também para cumprir com o dever do Conselho. Em todos os casos a falta de infraestrutura ou carência de médicos foi comunicada, por meio de relatórios, aos órgãos competentes.
Em 2010, por exemplo, o CRM-AP constatou que apenas um médico atendia em Oiapoque. Ele era responsável pelo atendimento no ambulatório, por fazer anestesia e ainda cirurgia. Diante de tal constatação, o conselho deu 24 horas para que a Secretaria de Saúde do Estado do Amapá (SESA) contratasse mais médicos.
Os conselheiros se empenharam também em promover cursos por meio da Educação Médica Continuada, como por exemplo, Suporte Avançado de Vida no Trauma para médicos (ATLS), reanimação neonatal, Medicina Aeroespacial e tantos outros.
Com intuito de contribuir para a formação do futuro médico, o CRM-AP elaborou em 2010 o Código de Ética do Acadêmico de Medicina do Estado do Amapá. De acordo com o ex-presidente do CRM-AP, Dr. Dorimar Barbosa o documento foi um instrumento de boa norma que orientou os acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap). “A ética está em cada um de nós e acontece na atitude, no bem-fazer e no querer bem ao próximo, sentimento este que está no ser humano e, com certeza, naquele que decidiu ser médico”, ressaltou Barbosa.
Os conselheiros apoiaram as Sociedades de Especialidades Médicas também. Em 2011, por exemplo, em parceria com Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Amapá (AGOAP) criou o Protocolo de Obstetrícia. A intenção foi uniformizar as condutas nos hospitais públicos e privados durante a assistência no pré-natal, no parto e no puerpério.
Em 2011 a imagem do CRM-AP também mudou na internet. O Portal passou a disponibilizar as planilhas com balanços, extratos de convênios, compras diretas e contratos. Além de leis, normas, informações institucionais e notícias, o site passou a oferecer canais específicos para médicos, estudantes e à sociedade.
A gestão finalizou destacando outras duas importantes conquistas: a compra do terreno na Rodovia JK, para que futuramente o CRM tenha uma sede maior e a realização de concurso público para ampliar o quadro de funcionários da entidade. O conselho ganhou reforço com a chegada de assistentes administrativos, técnico em informática e motorista.