O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) continua acompanhando as condições de atendimento médico e de trabalho no Hospital de Emergência (HE) de Macapá. Nos últimos anos, a autarquia federal realizou fiscalizações e gerou relatórios sobre a instituição. Nessa terça-feira (05/04), por solicitação do presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro foi realizada reunião na sede do Conselho entre representantes da Secretaria do Estado da Saúde do Amapá (Sesa) e conselheiros para discutir regulação de leitos, contratação de médicos e obras de anexo do HE.

Segundo o presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro, lotado no HE desde janeiro de 2012, uma das principais preocupações dele enquanto cardiologista também são os casos de Síndromes Coronarianas que são cada vez maiores. “Muitas vezes os pacientes são atendidos com terapias trombolíticas em enfermarias sem a devida estrutura, o que acrescenta risco de insucesso. Ressalto também, que embora tenha ocorrido a colocação de rede de gases no corredor do Hospital, essa não é a melhor solução”,  expôs Monteiro.

O presidente enfatizou a importância da entrega do prédio anexo do Hospital de Emergência, pois atualmente cerca de 50 pacientes aguardam internação dentro do hospital. “É uma perda de repasse financeiro pelo SUS ao Estado”, ressaltou Dr. Eduardo.

A condução dos pacientes renais e cardiológicos no novo prédio também foi discutida na ocasião. Segundo o Secretário de Saúde, Juan Mendes a nova estrutura do anexo será contemplada com unidade temporária de diálise e de cardiologia. Durante as discussões, o secretário informou que o Ministério da Saúde já trabalha o diagnóstico precoce em Síndromes Coronarianas ainda dentro das ambulâncias, além dos eixos de emergências em: Traumas e Acidente Vascular Encefálico.

Também foi relatada a dificuldade crônica de medicamentos, principalmente na área de cardiologia, como dinitrato de isossorbida, enalapril, captopril, enoxaparina, vastatinas, clopidogrel, dentre outros.  Dr. Eduardo manifestou a preocupação com a fragilidade da segurança no Hospital de Emergência. Ambos os assuntos já foram comunicados em outras reuniões e ofícios para as autoridades.

O presidente do CRM-AP avaliou a reunião como muito produtiva. “Estamos otimistas em relação a melhorias, principalmente na área de cardiologia, na área de segurança, da regulação e no abastecimento de medicamentos. Entendo que o secretário Juan nos apresentou respostas satisfatórias no sentido de avançarmos nessa pauta discutida” disse.

Além do presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro e do secretário de Saúde Juan Mendes, também participaram da reunião, a conselheira e secretária adjunta da Sesa, Dra. Maracy Laurindo Dantas dos Santos Andrade,  o secretário adjunto da assistência Dr. José Everton, o coordenador da Central de Regulação, Controle e Acompanhamento – CRCA, Dr. Jhon Araújo e servidores da Regulação Dra. Thais Sussuarana e enfermeiro Gilmar Domingues.