O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá realizou fiscalização no Hospital Estadual de Santana- AP. A equipe solicitou as escalas de plantão de médicos que atendem no pronto atendimento infantil da unidade e que atuam no setor de internação. A equipe vai analisar se a quantidade de profissionais por plantão é suficiente para atender a demanda de pacientes, principalmente neste período do ano.

O CRM-AP foi informado que apenas um médico fica responsável por 30 leitos. A situação ocorre desde dezembro de 2023. Além da sobrecarga de trabalho, há preocupação das emergências que podem acontecer ao mesmo tempo.  De acordo com o setor de fiscalização do Conselho, 30 pacientes demandam de muita atenção. É preciso examinar a criança, estudar toda a parte clínica e analisar o prontuário.

Constatou-se que a equipe de saúde também se preocupa com a segurança dos que trabalham no HES e dos pacientes. Profissionais relataram que já foram ameaçados, bem como pacientes.

Verificou-se outras desconformidades, como: fiação exposta, mofo, falta de sabão líquido e papel toalha, filtro de água precisando de higienização, entre outras. Todas as irregularidades identificadas serão detalhadas por meio de relatório às autoridades.

As vistorias realizadas pelo CRM-AP seguem os critérios do checklist de fiscalização padronizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). As contatações e recomendações serão enviadas por meio de relatório ao CFM, Secretaria de Estado da Saúde, Ministérios Públicos Federal e Estadual. A vistoria ocorreu no dia 24 de abril.