O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou eleição para eleger novos conselheiros para o quinquênio 2014/ 2019. No Amapá concorreram as chapas “Dignidade Médica”, composta pelos médicos Maria das Graças Creão Salgado e Dorimar dos Santos Barbosa, e “Raul Matte” representada pelos médicos Dilson Ferreira da Silva e Mônica Regina Carvalho de Macedo. A eleição ocorreu durante o dia 25 e o resultado foi divulgado no mesmo dia. A Chapa  “Dignidade Médica” venceu a eleição com 211 votos.

O número atual de médicos ativos inscritos no Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM/AP) primária e secundariamente é de 759, ressaltando que desse total, 567 médicos estavam aptos a votar. Mas apenas 370 participaram do processo.  O pleito teve dois votos em branco que corresponde a 0,55%; cinco votos nulos que corresponde a 1,35 %; 152 votos para a Chapa 01 denominada “Dr. José Raul Matte”, que corresponde a 41,08 % e 211 votos para a  Chapa 02 “Dignidade Médica”, que corresponde a 57,02%.

O mandato dos membros terá duração de cinco anos, com a posse em 1º de outubro e encerramento em 30 de setembro de 2019. Ao tomar posse formalmente no cargo, o conselheiro assume uma série de obrigações legais e institucionais. Entre as suas obrigações está o estudo das denúncias, consultas ou outros documentos para os quais tenha sido designado e a atuação ativa nos trabalhos do conselho.