Durante todo dia 25 de maio, data que marca o Dia Internacional da Criança Desaparecida, a caravana do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) percorreu os Hospitais São Camilo, Unimed e Pronto Atendimento Infantil, em Macapá. Além do Hospital de Santana, localizado no segundo maior município do estado.

Médicos receberam orientações de como proceder para ajudar no resgate dessas crianças desaparecidas. Folders explicativos da campanha foram distribuídos para os profissionais. O residente em Pediatria, Noan Vivancos elogiou a campanha e fez questão de ficar com alguns exemplares. “Vou repassá-los. São informações preciosas, que podem fazer muita diferença na vida de uma criança,” falou o médico.

Durante a caravana, os conselheiros aproveitaram para conversar com os pais dos pacientes internados. E ouviram o relato da dona de casa Angélica Carvalho. “O filho da minha vizinha desapareceu aproximadamente três meses atrás. Não conseguimos registrar a ocorrência quando percebemos o sumiço. A polícia nos informou que tinha um prazo pra investigar. Mas agora vou guarda esse papel e mostrá-lo, caso algum dia a gente precise”, disse Angélica Carvalho se referindo a Lei Federal 11.259/2005, que consta no folder da Campanha.

Segundo a conselheira Resenilda Barros , aproximadamente mil pacientes receberam as orientações. Mas a campanha é permanente. “Vamos continuar repassando as orientações em nossos consultórios, fiscalizações e redes sociais”, ressaltou.