Quinta-feira, 23 de setembro de 2021.

NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO

EM FAVOR DO MÉDICO REIGINALDO MACHADO DE ANDRADE – CRM/AP 1234

O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO AMAPÁ, no uso de suas atribuições legais que lhe conferem a Lei nº 3.268/57 e seu Decreto Regulamentador nº 44.045/58; e conforme deliberado em Sessão Plenária Ordinária, realizada em 25/08/2021 às 19:30 horas, vem a público DESAGRAVAR o médico, REIGINALDO MACHADO DE ANDRADE, o qual foi injustamente atingido no seu exercício profissional, após comunicar aos familiares da paciente, que atendeu durante o seu plantão do dia 07/02/2021 às 11:14h, no Setor de Clínica Médica do Hospital Estadual de Santana, que a mesma veio à óbito, quando então, pelo esposo da falecida, foi agredido com um soco no rosto e sendo-lhe proferidas palavras de baixo calão, passando a partir daí a ser alvo de xingamentos e vários impropérios nas redes sociais e na grande mídia local.

A conduta do Agravante quanto à agressão e proferimento de palavras de baixo calão, bem como os xingamentos e impropérios deflagrados em redes sociais e na grande mídia local, por certo não só denigre a imagem do médico desagravado, mas também ataca a prática do profissional de saúde, uma vez que o desagravado restou agredido fisicamente e ofendido enquanto no desempenho de seu plantão médico, no Hospital Estadual de Santana.

Atitudes dessa natureza são vigorosamente repudiadas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá, posto que, não se pode admitir o desrespeito aos direitos dos profissionais de medicina quando no exercício da profissão e se dúvida há quanto à atuação desses no seu exercício profissional, cabe a parte o direito de perante o próprio CRM/AP, exigir apuração de eventual falta ético profissional do médico envolvido no atendimento e não fazer o uso do exercício arbitrário das próprias razões.

Face ao exposto, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá, por unanimidade, no uso das atribuições, acolhe a representação formulada, tornando público o desagravo do médico, REIGINALDO MACHADO DE ANDRADE – CRM/AP 1234 e repudiando veementemente a violência perpetrada ao referido médico.

Macapá – AP, 22 de Setembro de 2021.

Dr. Eduardo Monteiro de Jesus

Presidente do CRM/AP