Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

O Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP) defende, assim como o Conselho Federal de Medicina (CFM), que todos os médicos sejam imunizados para só assim ficarmos mais próximos de vencermos a guerra contra a Pandemia de Covid-19. Por isso, o CRM-AP vem a público divulgar NOTA DE REPÚDIO sobre a discriminação para com os médicos que não foram vacinados nesta quinta-feira (11/02), com a justificativa que o Ministério Público Estadual determinou a suspensão da imunização para a classe médica.

A autarquia entende que os médicos, mesmo aqueles que não estão na linha de frente, se expõem diariamente e diretamente nos ambulatórios, consultórios e clínicas a um alto risco de contaminação. Muitos profissionais, mesmo aposentados ou com comorbidades, não deixaram de realizar atendimento médico, por entenderem que outras doenças também podem levar a morte. Lembramos daquelas patologias que são silenciosas e precisam de cuidados médicos.

Ressaltamos que os médicos, assim como outros profissionais, estão nessa guerra desde o início da pandemia da COVID-19. Muitos perderam a própria vida, seus familiares, tudo com objetivo de zelar pela saúde da população. Também conforme determina a Resolução da CIB 004-2021, o CRM-AP solicita ao MP e aos gestores municipais que providenciem a vacinação de todos os médicos do Amapá o mais urgente, assim como vem sendo realizado em outros estados, pois são soldados no combate a pandemia e precisam de respeito.