O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) recebeu com muita pesar a notícia do falecimento do padre e médico Dr. José Raul Matte, CRM-AP 67, ocorrido em São Paulo, na madrugada desse sábado (08/05). O pediatra tinha 87 anos, nasceu em Curitiba, Paraná, mas atravessou o Brasil para exercer com brilhantismo a Medicina no Amapá. O médico será sepultado em São Paulo, onde morava há três anos.

VIDA DO DR. JOSÉ RAUL MATTE – Por mais de quatro décadas, Dr. José Raul Matte levou com muito entusiasmo atendimento médico e conforto espiritual para população ribeirinha do Estado e das ilhas do Pará. Tudo começou em 1959, com a conclusão da faculdade de Medicina na Universidade Estadual do Paraná e ao conhecer o Seminário dos Camilianos. “Tive certeza que queria me dedicar ajudar aos mais pobres e fazer disso a minha vocação“, disse em 2012, durante entrevista ao setor de comunicação do CRM-AP.

O médico também estudou teologia e, em 1967 tornou-se Padre. Passados cinco anos foi transferido de São Paulo, onde se especializou em pediatria, na Santa casa, para Macapá, no Amapá, onde passou a contribuir também, com seu trabalho no Hospital São Camilo.

A nobre iniciativa do Padre Raul recebeu ajuda da Cruz de Malta, que doou um barco para que pudesse alcançar as comunidades mais afastadas. Desde a chegada da embarcação foram centenas de missões e também uma coleção de histórias e aventuras, que nunca desmotivaram o médico de sorriso fácil. Em 2006, quando caminhava por palafitas caiu e quebrou o braço. No início de seu trabalho, a embarcação se perdeu durante uma tempestade. Padre Raul e sua equipe encontraram as margens do rio somente de noite e tiveram que dormir embaixo de um pé de jambo. Sinto-me como um barquinho solto na vastidão do Amazonas, mas pilotado por Deus, falou com um sorriso de satisfação”, disse José Raul, em vida, sobre suas missões.

A Beleza do trabalho chamou atenção. Em 10 de dezembro de 2008, durante a comemoração dos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, o trabalho social rendeu a José Raul Matte o prêmio Cardeal Van Thuân de Direitos Humanos, recebido das mãos do Papa Bento XVI, no Vaticano.

Em 2012 recebeu do Conselho Federal de Medicina a comenda Zilda Arns Neumann durante homenagem da Autarquia para médicos brasileiros, que se destacaram pelo compromisso político, técnico, ético e social com a profissão, os colegas, a sociedade e os pacientes.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) tem indelével gratidão para com o trabalho realizado por este médico, que sem dúvida, honrou o juramento Hipócrates: “Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes”.