Nesta semana, funcionários e conselheiros do CRM-AP participaram de um treinamento sobre a nova plataforma de fiscalização do sistema dos Conselhos de Medicina. O Conselho Federal de Medicina (CFM) enviou ao Amapá tablets com a versão atualizada da plataforma, que inclui novos roteiros de fiscalização. As apresentações foram conduzidas pelo membro da Comissão Nacional de Fiscalização, Dr. Fabio Guerra, e pelos servidores do CFM Eliane Azevedo, Paulo Guimarães e Anderson Medeiros.
Os roteiros da nova plataforma foram desenvolvidos com base nas Resoluções do CFM 2.073/2014, 2.153/2016, 2.214/2018 e 2.056/2013, e em conformidade com o Manual de Vistoria e Fiscalização, que padroniza as práticas de controle da Medicina. Segundo o Dr. Fabio Guerra, a plataforma é “viva, com roteiros novos, que podem ser atualizados conforme as necessidades”.
A plataforma também oferece outras ferramentas e funcionalidades importantes, como consultas georreferenciadas, que permitirão estudos e levantamentos sobre as necessidades comuns ao sistema. Além disso, elimina o uso de papel e caneta. Por exemplo, o fiscalizado receberá as determinações, prazos ou recomendações online.
O fiscalizado terá acesso à plataforma por meio do Portal de Serviços do CRM-AP. A ferramenta é integrada com as bases de dados dos sistemas do CFM e CRM-AP, permitindo que o fiscalizado interaja de forma automática.
Na manhã do dia 22 de agosto, foi realizada uma fiscalização para colocar em prática a nova plataforma.
O presidente do CRM-AP, Dr. Eduardo Monteiro ressalta que uma das atribuições do Conselho é fiscalizar e garantir que os médicos tenham condições adequadas para exercer o ato médico e prestar assistência à população.