Terça-feira, 14 de abril de 2020

No início deste ano o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) tomou conhecimento da depredação ocorrida no dia 19/01, na recepção do Hospital de Santana. Servidores também relataram que houve roubo, ameaças e intimidações. O Conselho também recebeu denuncia relacionada a segurança no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima e no Hospital de Ferreira Gomes. No dia 02/03 duas pessoas invadiram a unidade em Ferreira Gomes para matar um paciente, que recebia atendimento médico no município.
Diante dos acontecimentos, o CRM-AP recomendou a implantação de um posto avançado 24h de vigilância armada ou desarmada, ou a implantação de um posto da Polícia Militar nos três hospitais, permitindo assim que os profissionais de saúde lotados nas referidas instituições trabalhem com segurança e para aqueles que também buscam atendimento.
A Polícia Militar do Amapá por meio de ofício 228/2020- GCG/PM-AP informou ao CRM-AP a impossibilidade de implantar um posto 24 horas no Hospital de Santana-AP. A entidade alega que para realização deste policiamento seriam necessários 30 (trinta) policiais militares para cumprir uma escala de 12X24 e 12X72. No entanto, em virtude do déficit de efetivo na instituição PM-AP tem-se a priorização do policiamento em viaturas e em áreas específicas.
De acordo com o documento da Polícia Militar, existe a necessidade de novos policiais para suprir a demanda deficitária da PM-AP, o que impossibilita a criação de um posto fixo de 24 horas, pois as Unidades Operacionais não possuem efetivo suficiente para a criação da referida escala.
O ofício acrescenta que no Hospital de Santana, tem rondas de viaturas de segunda a sexta e policiamento de Guarda no horário das O0h00min as 06h00min de sexta a domingo. No HE existe o policiamento de guarda de segunda a domingo numa escala de 12×24 E 12×72. No Hospital Estadual de Ferreira Gomes em virtude da falta de policiais militares para comporem a guarda realiza-se rondas de viaturas no local, assim como no Hospital Estadual Dr. Alberto Lima (HCAL) em Macapá.
A recomendação expedida pelo CRM-AP também foi emitida, por meio de ofício, à Secretaria de Saúde do Estado do Amapá. A autarquia também exigiu que direção técnica da unidade promovesse o acompanhamento da implantação de uma das propostas apontada por este Conselho.