Universitários do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participaram nessa terça-feira, 10 de março, da cerimônia do Jaleco. Uma tradição em várias universidades no Brasil e no exterior, que foi realizada pela primeira vez pelos acadêmicos da turma de 2014 da Unifap, com orientação da professora Amanda Fecury. A cerimônia consiste na entrega do jaleco branco aos calouros, simbolizando o início dos estudos na área médica.

Durante o ritual, os acadêmicos também realizaram o Juramento de Compromisso do Estudante de Medicina e receberam do presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP), Dr. Dorimar Barbosa o Código de Ética do Acadêmico de Medicina do Amapá. Documento elaborado em sua gestão, no qual são abordados em cinco capítulos os princípios fundamentais para a formação do médico, ressaltando o ponto de vista tanto técnico, como ético-humanitário.

Segundo o presidente, um dos objetivos do Código é colocar no coração de cada estudante a semente do amor ao doente, porque somente com amor somos capazes de fazer Medicina da melhor forma. “Fica uma frase para selar este compromisso: “Para ser médico é preciso ter coração grande””, disse Dorimar Barbosa.

A médica e professora da Unifap, Érica Aymoré lembrou sobre a história do jaleco branco, que passou a ser um símbolo de identificação do trabalhador de saúde e como equipamento de proteção individual.

A cerimônia faz parte da programação de boas vindas aos calouros. E marca para muitos estudantes a transição do ensino médio para a faculdade. Para a acadêmica do segundo ano, Suzane da Silva Cabral é um momento de acolhimento, principalmente para aqueles alunos de outros estados. A cerimônia do Jaleco foi organizada pelos universitários do segundo ano do Curso de Medicina da Unifap, e teve apoio da Federação Internacional de Associação de Estudantes de Medicina (IFMSA- Brazil), do Centro Acadêmico de Medicina (Camed) da Unifap e do Colegiado do curso de Medicina.