Manifesto das entidades médicas do Amapá em defesa da saúde pública (SUS)

Nesta terça-feira (25), em protesto contra a crise que afeta o trabalho dos profissionais e a assistência em saúde de milhões de brasileiros, os médicos de 21 estados suspenderam os atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos). Em 19 unidades da Federação, a paralisação foi total, durante 24 horas. Em duas unidades, a suspensão foi localizada (por unidade ou apenas em alguns horários). Nos 27 estados, ocorreram manifestações e atos públicos.

O Amapá também participou da manifestação realizando uma assembléia de médicos na sede do CRM-AP, na qual resultou neste manifesto.

Quadro atual da saúde no Amapá e propostas das entidades médicas.
A situação da saúde no Estado é caótica, não é de hoje, todos sabem. Todavia está piorando a cada dia que passa. O Amapá vem sendo saqueado, há décadas e a população precisa acordar pra este fato.

Retrato real do caos da saúde:

1.    Superlotação dos hospitais, com pacientes internados e sendo acomodados em situação desumana, esperando meses para realizar cirurgias.
2.    Filas de espera intermináveis para marcação de consultas.
3.    Falta de estrutura e de materiais nos hospitais. No Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima, por exemplo, dos 11 leitos da UTI, apenas quatro estão funcionando. Falta também eletrocardiograma, eletroencefalograma e raio-x, este último está danificado há dois meses.
4.    Ainda não há uma política de valorização concreta e justa dos profissionais de saúde.
5.    Os problemas ocorrem tanto nas unidades do Estado, quanto nas dos municípios.
Propostas.
•    Pacto suprapartidário, com políticas definidas concretas e viáveis.
•    Políticas de Estado e não apenas de governo, que comtemplem tanto, atenção primária (preventiva), quanto à secundária.
1.    Saneamento básico, atuação efetiva do Programa Saúde da Família – PSF (não funciona para seu devido fim), melhora da estrutura dos postos de saúde e das unidades básicas.
2.    Política abrangente de trauma para o Estado, que vai desde a educação dos condutores e pedestres, infra-estrutura das vias públicas, fiscalização e punição dos infratores. Além de uma melhora no atendimento pré, intra e pós-hospitalar.
3.    Estruturação dos serviços de saúde do Estado e dos municípios, valorização dos profissionais e interiorização da saúde.
•    Todas as propostas somadas a um combate efetivo à corrupção em todas as esferas.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá
Sindicato dos Médicos do Amapá