Macapá, 31 de maio de 2019.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (CRM-AP) fiscalizou as Unidades Básicas de Saúde Wender Rodrigues de Sousa e Manoel de Souza Pereira, no mês de maio. As Unidades estão localizadas no município de Porto Grande, no Amapá.

Na UBS Wender Rodrigues de Sousa foram constatados a falta de equipamentos mínimos para atendimento de eventuais intercorrência. Faltava desfibrilador externo automático e cânulas orofaríngeas (aparelho é um dispositivo utilizado para o manejo das vias aéreas, o que permite uma melhor oxigenação).

Também foi detectada deficiência de medicamentos para atendimento de parada cardiorrespiratória e anafilaxia. No momento da vistoria não constavam diazepam, fonte de oxigênio com máscara aplicadora e umidificador, oxímetro de pulso e ventilador manual do tipo balão auto inflável com reservatório e máscara.

A realização de pequenos procedimentos e curativos também estava prejudicada pela falta de material. Os profissionais não tinham luvas estéreis, toalhas de papel, sabonete líquido, álcool em gel e outros materiais para assepsia e esterilização dentro das normas sanitárias.

A fiscalização também detectou irregularidades na sala de imunização. O refrigerador de vacinas não tinha termômetro externo específico. A UBS também não dispunha de caixa térmica munida de termômetro externo, para transporte e uso diário de vacinas.

Foi detectado que a Unidade não possui normas de limpeza e desinfecção das áreas classificadas: críticas, não-críticas, semicríticas. O material perfuro cortante estava sendo descartado em caixa inadequada. Outro problema identificado foi a falta de sala de expurgo / esterilização.

A fiscalização identificou ainda: que a Unidade está sem diretor técnico, sem sala para administrativa, laboratórios de análises clínicas e coleta. Além de um espaço adequando para nebulização e reidratação. No total foram identificadas 44 irregularidades e realizada 13 recomendações.

Unidade Básica de Saúde Manoel de Souza

Na Unidade Básica de Saúde Manoel de Souza, na zona rural de Porto Grande-AP, também foi constatada falta de equipamento e medicamentos mínimos para atendimento de intercorrências. No momento que os conselheiros estiveram na UBS faltavam cânulas orofaríngeas (guedel) e desfibrilador externo automático, adrenalina, dexametasona, diazepan, glicose, hidrocortisona, prometazina, solução fisiológica, fonte de oxigênio com máscara aplicadora e umidificador, oxímetro de pulso, gaze, algodão e ataduras de crepe.

O prédio apresentava mofo, umidade, goteiras e infiltrações. O que mais chamou atenção da equipe foi a presença de fezes de morcegos em diferentes partes do prédio. Outros problemas identificados foram: a proximidade do poço com a fossa séptica e a falta de diretor técnico.

A autarquia constatou 78 irregularidades. O CRM-AP encaminhou relatório das fiscalizações para a Secretaria de Saúde do Amapá, aos Ministérios Públicos do Amapá e Federal e Ministério Público do Trabalho.

Material perfuro cortante descartado em caixa inadequada na UBS Wender Rodrigues de Sousa Presença de fezes de morcegos em diferentes partes da UBS Manoel de Souza